Você está aqui:  Início  /   Blog  /   Retirada, armazenamento e descongelmento do leite materno

Retirada, armazenamento e descongelmento do leite materno

Todos sabem que o nosso foco aqui é fotografia de família, mas acho interessante passar algumas dicas que podem ser úteis para todos, principalmente para as futuras mamães e as mamães que estão amamentando.

book de bebês, foto de bebês, foto de bebê, fotografia, Fotografia de família, Fotografia de bebês, Fotografia infantil, gestante, sessões fotográficas, alexandre barros fotografia, fotógrafo alexandre barros, fotógrafo, fotografia bh


A rotina das pessoas anda, cada vez mais, acelerada, sendo assim, são poucas as mães que têm condição de manter-se em casa durante todo o período de amamentação, que é muito importante para o desenvolvimento biológico e psicológico da criança, além de estreitar os laços de carinho entre mãe e filho.   Nesse post, vou dar algumas dicas de como fazer a retirada, armazenamento e descongelamento do leite materno.

Como retirar leite materno

Primeiramente, é importante observar as questões de higiene, para evitar a contaminação do leite. – Você deve lavar as mãos e braços até o cotovelo, com água e sabão, enxaguar bem e secar. – Lave as mamas utilizando apenas água, pois restos de sabão podem contaminar o leite. – Seque usando um papel toalha ou uma toalha delicada, observando se não fica nenhum detrito de papel ou pano.   Na hora de retirar, é importante pensar que vai amamentar, isso reforça os impulsos neuronais e hormonais que ajudam na produção de leite. – Sente-se numa posição confortável e relaxada. – Mantenha uma respiração calma. – Tente pensar no bebê, tente pensar que o está amamentando.   A retirada do leite pode ser feita de forma manual ou através de bombinhas. Deve ser acondicionado em sacos próprios. – Faça uma massagem das mamas, através de movimentos circulares, com a ponta dos dedos na região mais escura do peito (aréola). – Depois continue massageando toda a mama, sempre em direção ao bico do peito. – Por fim, faça a ordenha (retirada do leite), com a mão ou bombinha. Se utilizar a mão, faça uma compressão, começando pela parte maior da aréola e impulsionando lentamente em direção ao mamilo. E repita o movimento, até alcançar o volume necessário.

Como armazenar o leite materno

Prefira sempre kits de armazenamento e frascos próprios, esterilizados. Após feita a extração do leite, feche bem o recipiente, identifique colocando a data e hora, coloque no congelador ou no freezer. O pediatra da minha filha recomendou armazenar por até 30 dias. Alguns recomendam por até 15 dias. Nesse caso por segurança eu preferiria manter o prazo máximo de 15 dias.

Como descongelar e aquecer o leite materno

Tenha bastante atenção nessa informação, alguns locais indicam o banho Maria, que é uma possibilidade mas não é o mais indicado. A melhor maneira de reaquecer é a seguinte: – Esquente água em uma panela, até chegar próximo ao ponto de ferver, ou um pouco menos. – Coloque o frasco (ou saco) com leite nessa água quente, mexendo delicadamente para que seus componentes se homogenizem. – A temperatura ideal final é a temperatura do corpo é de 36 oC. Se possuir um termômetro eletrônico utilize para saber.

Observações

Se o leite foi aquecido e sobrou ele deve ser desprezado. Caso ele tenha sido apenas descongelado, mas não aquecido, pode ser mantido em geladeira por até 12 horas, e aquecido no momento de mamar. Abaixo incluo uma tabela, retirada do site da Medela, onde isso é melhor explicado.

Temperatura ambiente Frigorífico Compartimento de congelação do frigorífico Congelador
Leite materno acabado de extrair Não guarde à temperatura ambiente 3 – 5 dias a aprox. 4 ºC 6 meses a aprox. –16 ºC 12 meses a aprox. –18 ºC
Leite materno descongelado (previamente congelado) Não armazene 10 horas Depois de descongelar, não volte a congelar! Depois de descongelar, não volte a congelar!

Esperamos que tenham gostado das nossas dicas, vamos procurar colocar outras em breve. Lembrem-se que a amamentação é muito importante para o desenvolvimento do bebê e deve ser preferida em relação aos métodos artificiais.   Agora que já podem ficar mais tranquilas com relação à amamentação podem pensar em outras coisas, como registrar as memórias desse período lindo, então, se quiserem fazer as suas Fotos de Gestante, Acompanhamento Fotográfico da Gravidez ou Book do Bebê, lembre-se que estaremos sempre à disposição.

Fontes pesquisadas:

Cantinho da Mamãe

Medela


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Nome *

E-mail *

Site


Add Comment